quarta-feira, 12 de julho de 2017

Crescem rápido

O primeiro ano da Francisca na Escolinha já passou, a voar!
Um ano (meses) de descoberta, de novos hábitos, de novos convívios e amizades... e para mim o mais importante de tudo, um ano Feliz.

No primeiro dia confesso que o meu nervosismo era superior ao da Francisca.
Se vai gostar, se vai adaptar-se, se vai ter a espontaneidade que tem em casa, se vai obedecer... um sem número  de "ses" que ficavam na minha cabeça,  mas que muito rápido foram embora.

A Francisca adaptou-se super bem à Escolinha.
Mais ou menos um mês a vir almoçar a casa, mas foi nestas vindas a casa, durante a hora de almoço, que a coisa não correu tão bem e a  Francisca (duas vezes, acho) teve de ser literalmente "arrancada" dos  meus braços e ficou a chorar baba e ranho, ela e eu que na altura me apeteceu trazê-la comigo e voltar no dia a seguir como se nada fosse. Foi aqui que percebemos que tínhamos de dar o próximo passo, o almoço na Escola.
(é preciso respirar fundo, ter calma e reter o mais importante, as palavras da Professora "ela fica bem... chora, mas depois fica bem..." Não sei se seria assim, acredito e confio que sim, mas na altura eram estas palavras o meu foco).
Começou a almoçar na Escola e a adaptação correu bem, apesar de "fugir" um pouco do barulho da sala de refeições. 
Muitas vezes quando chegava para a ir buscar, nem dava por mim e eu gosto imenso disto. Chegar à Escola e ficar a observá-la quando ainda não deu pela minha presença. É nestes momentos que sim, percebo e tenho a certeza que está bem, à vontade, Feliz.

Ao inicio quando acordava a primeira pergunta que fazia era se ia à Escola, respondia que sim e de imediato recebia um "não, não quero ir,  hoje não vou..." Explicava-lhe que a ia buscar logo, logo, que o tempo na Escolinha passa rápido, que ia brincar com os colegas, com Professora e Auxiliar.
Ficava convencida e apesar de no carro continuar a dizer que não ia, assim que chegava à Escola passava o espírito negativo da Escola e entrava na sala bem disposta.
Despedia-me com um beijo, ou vários :) e um "até já", sempre, porque até logo é muito tempo  ;)  

A cada período e a cada avaliação enchia-me de orgulho de ler o desempenho e a evolução da Francisca na Escolinha, de ver os seus desenhos, pinturas, recortes, que fui acompanhando ao longo do ano no painel da parede e que agora estão todos dentro de uma caixa, guardados  (ainda vamos dar destaque a alguns deles nas paredes do quarto), a marcarem assim o primeiro ano da primeira etapa da sua vida escolar.

Por entre joaninhas, castanhas, borboletas... a mãe, de lágrima no olho, derrete-se ao perceber que a Baby MF cresceu, começa a ganhar asas, ainda pequeninas, para voar.

Crescem rápido, rápido demais e se achava que faltava muito tempo para entrar na Escola Primária, quando a tinha no meu colo,  bem coladinha a mim, agora, quando faltam apenas dois anos, fico com o coração bem apertadinho ao perceber que não tarda estou a fazer a primeira encomenda de manuais escolares.

Está na idade de perguntar o significado de todas as palavras,  mas quando digo todas são mesmo todas, até diz que quer um dicionário (que também já perguntou o que era) :)  
Tentado sempre arranjar exemplos e atribuir significados às palavras, pelo andar da carruagem quem vai precisar de um dicionário é mesmo a mãe :) :) :)
Mães que me estão a ler sabem do que falo (escrevo), o mais difícil é mesmo arranjar significados para as palavras mais óbvias, então a minha técnica passa pelos exemplos :)

Agora resta aproveitar as férias.
Praia, piscina, campo... livros com muitos autocolantes, puzzles, plasticina, aguarelas... e temos uma miúda entretida, mas por pouco tempo.
Vocês sabem, chegamos a Agosto (estou a ser generosa) e começamos a contar os dias para que chegue o primeiro dia de aulas (como eu, passados todos estes anos, compreendo a minha mãe) :) :) :)
"Desculpa mãe..." são as palavras que mais se têm ouvido nestes dias cá por casa ;)
Ah e agora voltou a chamar-me "mamã", espertinha!

Boa Quarta Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário