segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Delicioso

Para iniciar a semana, para muitos de mini-férias, nada melhor que um bolo de chocolate, com uma deliciosa cobertura de chocolate e nozes. Para adoçarem a vossa semana ou a de alguém!

Bolo de Chocolate e Nozes
 
Ingredientes
150 gramas de manteiga; 150 gramas de açúcar; 4 ovos; 3 colheres (de sopa) de vinho do Porto; 130 gramas de farinha; 1 colher (de chá) de fermento em pó; 25 gramas de cacau em pó; 100 gramas de nozes picadas; 100 gramas de tablete de chocolate; 6 colheres (de sopa) de leite; Manteiga e farinha q.b.

Nota: não coloquei vinho do Porto e fiz a receita a dobrar. Receita da revista TV 7 Dias.



1. Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata bem a manteiga com açúcar, junte as gemas, aos poucos, e regue com o vinho do Porto. À parte, bata as claras em castelo e reserve-as.



2. Adicione a farinha, o fermento e o cacau ao preparado de gemas. Acrescente as claras em castelo, alterando com 80 gramas das nozes picadas. Verta o preparado para a forma e leve a meio do forno a cozer, por 40 minutos.



3. Parta o chocolate em pedaços e coloque-os num tachinho com o leite. Leve ao lume, em banho-maria, e mexa bem até derreter. Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer um pouco e desenforme-o. Regue-o ainda quente com molho de chocolate e polvilhe-o com as restantes nozes picadas.

Resultado final!

Uma dica para quem gosta de canela. Polvilhe o prato, onde vai colocar a fatia de bolo, com uma pitada de canela e coloque a fatia por cima da canela. A combinação da canela com o chocolate é fantástica!
 
Boa Semana!

1 comentário: